Pular para o conteúdo principal

Lavando blusinhas na mão

Minhas amigas ficam espantadas quando digo que lavo minhas blusas à mão. O motivo? Primeiro que sei do valor delas (mesmo as baratinhas) e morro de pena de colocá-las na máquina. Acho que a máquina de lavar, mesmo no delicado, estraga mais rápidos as roupas. Se a blusa for de uma qualidade inferior, quero lavar no balde porque quero que ela dure mais. Se a blusa custou um preço não tão barato, quero lavar no balde pra que ela dure muuuuuuuuuito pra ter valido a pena. Acho que evita dar bolinha, rasgar e desgastar a cor.



Sem contar que, eu acho (nunca vi ou li sobre isso, mas imagino) que a máquina de lavar gasta muita água. E no balde, eu consigo administrar o uso da água e no final reaproveitar a água pra lavar o chão da varanda ou outra coisa.

Primeiro de tudo, você precisa verificar na etiqueta da sua roupa a instrução de lavagem que o fabricante diz sobre a peça. Eis a legenda da etiqueta aqui:




Mesmo as peças que o fabricante me garante que podem ser lavadas na máquina de lavar, eu prefiro optar por lavar no balde mesmo. Claro, se estiver extremamente suja ou se for um tecido mais pesado como linho, tricoline, sarja ou jeans, podem ser lavadas na máquina sem problemas. Facilita na secagem também.

Mas existem as peças que, o fabricante diz que é melhor você lavar à mão. E digo com sinceridade, lave à mão mesmo!! Pra garantir que sua peça não estregue ou tenha uma vida útil maior
Eu costumo lavar as peças de malha (principalmente as malhas caneladas), viscose, crepe, sedinha, renda, chifon) todas à mão. As de linho ou linho misturado com poliéster eu deixo pra serem lavadas na máquina mesmo, mas com um pouco de amaciante para ajudar na hora de passar.

Antes de começar a lavar, eu separo as peças por cores. Cuidado com as peças de cores, algumas delas costumam soltar a tinta e mancham as outras peças, essas devem ser lavadas sozinhas. Por exemplo, eu tenho uma maxi t-shirt azul que precisa ser lavada sozinha porque mesmo depois de um ano, ela ainda solta uma tinta lilás que se eu deixar a água no balde até deixa a marca. 

Começo sempre pelas brancas. Raramente elas precisam de algum produto extra pra deixá-las mais brancas. Deixo um pouquinho de molho e lavo com água no tanque. Reaproveito água do enxague das roupas brancas para lavar as coloridas (a minha ordem sempre é assim as cinzas e depois as estampadas). Se for pouca blusa, como é meu caso, dá pra usar a mesma água das brancas para as cinzas e depois para as estampadas. 

Terminado, eu reservo esse balde pra lavar o chão da área de serviço ou banheiro. Quando eu to inspirada, eu faço isso na hora. Hahahaha. Mas quando estou com preguiça ou preciso fazer outra coisa, eu deixou ela no cantinho tampada e uso no outro dia.

Depois vou para as blusas pretas. Nessas eu uso pouquíssimo sabão, pouca água e um pouquinho de sal. O sal ajuda a conservar a cor preta. Deixo no máximo uns 10 minutos de molho. Com essa água que sobrou, acrescento mais um pouco de água e coloco a blusa que solta tinta. Lavo cada uma de uma vez, para que elas não se manchem rs. Por essa água ficar sujar de corante, já fica mais complicado de reaproveitar, pois pode manchar alguma área. (Essa t shirt azul que falei, é um exemplo, mancha o piso. Corante dos fortes! ahaha).

Eu tiro uma manhã para lavar as blusas na mão e no calor do Rio, de tardinha já estão secas. 

Dica 1: Evite deixa-las secando no sol, principalmente as pretas. 
Dica 2: Se a sua roupa tem adereços, lave sozinha e com muito cuidado para não estragar ou esse adereço pegar outra parte do tecido.
Dica 3: Não precisa de muito sabão em pó ou líquido, só o necessário pra fazer um pouquinho de espuma e dar cheirinho.
Dica 4: Esfregue com carinho e não se esqueça de esfregar as mangas onde fica o sovaco. Se você não tiver atenção a esse local, pode ser que não fique tão limpo :(

| por luisa bicalito |

MAINÁ

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Parede de Tijolinho de Gesso | Gastando apenas 130 reais

Olá, pessoal! O tempo livre por aqui foi bem produtivo e conseguimos, finalmente, realizar nosso sonho de ter a famosa parede de tijolinho na nossa sala. A gente nem gosta de um DIY, né? Então, colocamos a mão no gesso e confeccionamos o nosso próprio tijolinho. Deu trabalho? DEU! Mas é um processo gostoso e a sensação do "eu que fiz" é maravilhoso. Se interessou? Gravamos o processo e já tá no nosso canal! Curte, compartilha e comenta! ;) Até a próxima! 

Tour pelas plantas

 Olá, pessoal! Estamos loucos por plantas! Nosso passeio de quarentena agora é visitar os Hortos da cidade hahaha. Aos poucos estamos enchendo a casa de plantinhas. No vídeo eu mostro as plantinhas que temos (até agora, rs) e como estamos cuidando delas.